HISTORIAL

HISTORIAL

A Casa do Professor de Bragança é uma associação de profissionais de educação fundada a 26 de Abril de 1989 a partir da iniciativa de nomes como os de José L. B. Campos, Domingos F. Prada, Jorge Higino Fernandes, Adão J. F. Silva, António S. P. Afonso, António V. Miranda, Arménio do Espírito Santo, Lúcia F. P. Gonçalves, Luciano L. Prada, Luís C. Samões, Luís F. P. Mina, Maria A. Sanches, Maria J. Afonso, Maria L. Carvalho, Maria N. Rodrigues, Etelvina R. Fernandes, Eva C. T. Pires, Evangelina N. C. B. C. Silva, Cândido V. Alves, Francisco A. C. Padrão, Francisco J. P. Miranda, Joaquim L. Fernandes, Júlio C. Carvalho, Marcolino A. Gonçalves, Octávio A. Fernades, Raúl E. Abreu e Teresa J. P. G. Borges, que constam como outorgantes na escritura que legalizou a constituição desta Associação.

O artigo 3º dos seus primeiros estatutos definia como objectivos fundamentais da associação “…a formação e valorização profissional, pessoal e cultural, bem como o estreitamento de laços de amizade e camaradagem”.

A remodelação estatuária feita em 1996 conservou, na sua essência este espírito que desde o início deu vida e força a esta associação.

Ao longo dos anos e contando sempre com a disponibilidade e sabedoria de muitos sócios, os responsáveis pela organização e funcionamento da Casa do Professor de Bragança tiveram a oportunidade de programar actividades e acções que muito têm contribuído para engrandecer e afirmar, não só esta Associação, como a cultura da região de Trás-os-Montes e as competências artísticas dos seus professores.

São referências do ambiente cultural da CPB a celebração do seu aniversário, a ceia de Natal, o magusto, o carnaval, os Santos Populares, as exposições, os saraus de poesia, os passeios e as viagens de interesse cultural e recreativa.
Do mesmo modo é de salientar o trabalho das colegas que têm vindo a dinamizar os ateliers de artes, bem como a contribuição do contador de histórias desta instituição, o Professor Carlos Genésio.